Sousa/PB -
Sessão Especial

ALPB comemora 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial

A homenagem foi proposta pelos deputados João Gonçalves e Félix Araújo.

Da Redação Repórter PB

23/05/2025 às 14:00

Imagem Comemoração aos 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira na SegundaGuerra Mundial (1939-1945)

Comemoração aos 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira na SegundaGuerra Mundial (1939-1945) ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta sexta-feira (23), sessão especial em comemoração aos 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945), assim como, da atuação da FEB na Campanha da Itália e do Dia da Vitória (8 de maio de 1945). A homenagem foi proposta pelos deputados João Gonçalves e Félix Araújo.

O ano de 2025 marca os 80 anos da participação do Brasil na 2º Guerra Mundial, e a Paraíba, por sua localização geográfica, tornou-se território determinante para que fosse incluída na Zona de Guerra brasileira e no Teatro de Operações Nordeste. O deputado estadual João Gonçalves lembrou que diversos paraibanos deixaram as suas marcas na História do Brasil e da Paraíba, a exemplo do 2° Sargento Félix de Sousa Araújo, pai do deputado estadual Félix Araújo; do doutor Ruy Carneiro; do Marechal Henrique Batista Duftles Teixeira Lott; do Marechal Aurélio de Lyra Tavares; do General Reynaldo Mello de Almeida; do General Roberto de Pessoa; do General Floriano de Lima Brayner; General Delmiro Pereira de Andrade; General Edson Amâncio Ramalho; dentre outros.

O parlamentar afirmou sentir-se honrado por apresentar uma homenagem justa e necessária à Força Expedicionária Brasileira. “Hoje é um dia de memória, de reverência e, sobretudo, de gratidão. Memória pelos feitos heróicos de brasileiros que cruzaram o oceano para lutar em terras estrangeiras contra as forças da tirania e em defesa da liberdade. Gratidão eterna àqueles que não hesitaram em dar a própria vida por um mundo livre. A participação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial é um capítulo de glória da nossa história militar. Eles partiram como soldados e voltaram como heróis. Muitos, no entanto, jamais voltaram. A memória dos que tombaram permanece viva e é dever do nosso tempo honrar os nomes, preservar seus feitos e transmitir seu legado às futuras gerações.

Filho do 2º Sargento Félix de Sousa Araújo, ex-combatente integrante da FEB, o deputado Félix Araújo argumentou que o dia 8 de maio jamais deverá ser esquecido por se tratar de uma data na qual é preciso manter viva a memória dos pracinhas brasileiros que integraram, segundo ele, a “gloriosa e invencível” Força Expedicionária Brasileira e desembarcaram em território estrangeiro para defender valores como a liberdade e a democracia, lutando contra o nazifascismo.

“Em face desse ato, ganharam a admiração do povo italiano, onde as tropas desembarcaram. É impressionante o sentimento a dizer sobre o carinho e o amor que tinha e que tem o povo italiano pelo pracinha brasileiro. Amor que vai de pai para filho, se multiplica por gerações, porque sabia que a Força Expedicionária Brasileira incorporou-se ao 5º Exército Americano para cumprir missões das mais difíceis e muitas vezes silenciadas na história”, explicou o parlamentar.

O General Alessandro da Silva, comandante do 1º Grupamento de Engenharia do Exército na Paraíba, avaliou a solenidade como um momento especial para que o Exército Brasileiro possa cumprir seu dever de cultuar seus heróis, e ressaltou que, através da homenagem prestada pela ALPB, é possível acreditar que aqueles homens que partiram para lutar na Europa jamais serão esquecidos.

“Os valores preservados pelos nossos ex-combatentes na década de 1940 ainda hoje são pauta do exército do século XXI. Renovo aqui o nosso compromisso de defender a democracia e a liberdade em todas as suas expressões. O Exército de hoje, cultuando o legado histórico daqueles bravos, trabalha continuamente no preparo e no adestramento da sua tropa, para que possamos estar sempre em condições e, no momento que for, para atuar em defesa da pátria, em defesa da nossa soberania, e para a garantia dos poderes constitucionais e da lei e da ordem, porque essa é a nossa missão constitucional”, afirmou o General Alessandro.

DIA DA VITÓRIA

Oficializado no Brasil pelo Decreto-Lei n° 7.532, o Dia da Vitória, mais que tudo, simboliza o início da paz mundial e o início de uma nova Era, encerrando-se um período no qual nações inteiras se digladiaram matando milhões de pessoas.

A Segunda Grande Guerra vitimou fatalmente os paraibanos Sargento Edésio Afonso de Carvalho; Cabo João Monteiro da Rocha; e os soldados Adalberto Cândido de Melo, Antônio Farias, Soldado Luiz Tenório Leão e Waldemar Rosendo de Medeiros.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.