Sousa/PB -
Capital

Jacaré encontrado morto será usado em ações de educação ambiental

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) fez uma análise preliminar e não encontrou sinais de violência no animal, que estava inchado e já entrando em estado de decomposição

Da Redação Repórter PB

15/04/2021 às 19:24

Tamanho da fonte

Um jacaré-de-papo-amarelo com mais de 1,5 metro de comprimento que foi encontrado morto, nesta quinta-feira (15), entre as praias da Penha e Seixas, em João Pessoa, será usado em ações de educação ambiental, que são desenvolvidas pela Polícia Militar para chamar a atenção da população para a importância da preservação da fauna brasileira.


O Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) fez uma análise preliminar e não encontrou sinais de violência no animal, que estava inchado e já entrando em estado de decomposição. Uma das hipóteses é que ele tenha morrido na correnteza do Rio do Cabelo, que fica perto do local, e depois foi arrastado pelas águas para a praia.

Após um laudo com a conclusão definitiva da causa da morte, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) vai iniciar o procedimento de taxidermia (popularmente conhecido como empalhamento) para que o jacaré seja usado em ações de educação ambiental.

O rio onde possivelmente o jacaré morreu fica em uma área considerada como habitat natural do animal, por isso são geralmente soltos na região, quando aparecem no meio urbano e são resgatados. Em períodos de alternância de clima (dias chuvosos com dias quentes), a espécie costuma aparecer em ambientes urbanos, pois são animais de “sangue frio” (que são aqueles que não são capazes de regular a temperatura de seu próprio corpo).

Quem se deparar com um jacaré, deve acionar o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) pelo 190, não tentar de maneira alguma pegar por conta própria e manter só o contato visual com o animal. O BPAmb lembra que tentar matar o animal é crime ambiental punido com pena de detenção de seis meses a um ano e multa.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.