Reunião

Governo discute novo Plano de Segurança Alimentar e Nutricional

A reunião teve como principal pauta a apresentação, discussão da construção e monitoramento do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, finalizado em 2019.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), se reuniu, na manhã desta quarta-feira, (11), com a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que trata da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. A reunião teve como principal pauta a apresentação, discussão da construção e monitoramento do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, finalizado em 2019.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Humano, Neide Nunes, estão sendo construídos os indicadores para que possibilite a elaboração do novo plano, o qual terá vigência para os próximos quatro anos. "Essa discussão perpassa momentos importantes na Paraíba. O Estado é referência nacional, tanto do sistema da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), mas sobretudo do Plano, da execução que foi feita. Foram executados mais de 85% do Plano Estadual, apesar de todas as dificuldades que vivenciamos", observou.

Neide Nunes lembrou ainda que são seguidas as novas orientações para que, junto com as 14 secretarias e órgãos do governo envolvidos, possa construir as estratégias e o planejamento para 2020. “A Política de Segurança é uma política que perpassa as demais secretarias porque está presente na condição humana, e não apenas especificamente só o alimento, há outras características, e estamos discutindo de fato como a Paraíba irá trabalhar a política de SAN para os próximos quatro anos", enfatizou.

Após a realização das Conferências Municipais, foi feito o compilado dos relatórios. A Paraíba foi um dos poucos estados que realizou as conferências municipais e estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Foram percorridos todos os municípios de forma regionalizada e a partir desse produto vivenciado no território, feito o levantamento e com as propostas, a construção da política de Segurança Alimentar e Nutricional.

Repórter PB

Destaques