Sousa/PB -
Oportunidade

Funad e Sine-PB realizam 6ª edição do Dia D da Empregabilidade

Os candidatos apresentaram documentos pessoais, currículo e laudo médico atualizado

Da Redação Repórter PB

23/05/2019 às 18:07

Tamanho da fonte

A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine-PB), realizaram nesta quinta-feira (23), a 6ª edição do Dia D da Empregabilidade de Pessoas com Deficiência, que teve como objetivo a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A presidente da Funad, Simone Jordão, destacou que a realização de mais uma edição do Dia D da Empregabilidade era promover o encontro de diversas empresas que têm oferta de vagas para pessoas com deficiência, e o segmento de pessoas com deficiência. “Na verdade uma grande parceria para que possamos melhorar os índices de inserção de pessoas com deficiência dentro do nosso Estado. É um trabalho que vem sendo feito gradativamente, e no Dia D é esse grande encontro, onde muitas pessoas já saem daqui com seu emprego garantido", comentou.

O gerente executivo de Trabalho, Emprego e Renda do Sine-PB, Thiago Diniz, ressaltou a importância do Dia D da Empregabilidade para o processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Processo esse que é muito difícil em um mercado de trabalho, com desemprego em alta. E na Paraíba estamos fazendo o contrário, no sentido inverso da situação do país, dando oportunidade às pessoas com deficiência a se inserirem no mercado de trabalho", observou.

Segundo a coordenadora de Treinamento e Ensino Profissionalizante, Thalita Eliziário, o Dia D é a potencialização do trabalho que a Funad desenvolve no dia a dia. “Essa 6ª edição do Dia D da Empregabilidade coincide com os 30 anos de criação da Funad. Com esse evento conseguimos dar mais visibilidade tanto para as pessoas com deficiência que necessitam ingressar no mercado de trabalho, quanto para que as empresas tenham acesso, fazendo assim a ponte entre a pessoa com deficiência e o mundo do trabalho", enfatizou.

De acordo com Thalita, o evento contou com a participação de mais de 25 empresas dos diversos ramos, que disponibilizaram cerca de 150 vagas em várias áreas. “Este ano já foram inseridas no mercado de trabalho 75 pessoas, e nossa expectativa é de que esse número duplique com o Dia D. Com o intuito de facilitar o processo estamos com uma equipe composta por 18 assistentes sociais, porque o evento é feito em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e o Sine/PB - elas fazem uma pré-seleção, direcionando os candidatos de acordo com seus perfis, suas limitações e habilidades", afirmou.

Milena de Medeiros Gouveia, 33, graduada em Administração de Empresas, e cursando pós-graduação em Gestão Empresarial, nasceu com má formação congênita dos membros superiores e era uma das pessoas que buscava no Dia D da Empregabilidade a oportunidade de retornar ao mercado de trabalho. "Esse Dia D é importante porque, além do suporte dado pela Funad para nós deficientes, ficamos a par das vagas que estão sendo oferecidas pelas empresas, é uma porta a mais para entrar no mercado de trabalho. Já passei pela assistente social, com quem verifiquei a lista das vagas disponíveis, agora seguir para as entrevistas, e que dê tudo certo", declarou confiante.

Os candidatos apresentaram documentos pessoais, currículo e laudo médico atualizado. E ainda foram ofertados mais de 20 cursos pelo Sine/PB, e também por meio da parceria com o Senai, foram disponibilizados cursos EAD para profissionalizar e ajudar na inserção no mercado de trabalho as pessoas com deficiência.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.