Sousa/PB -
Parceria

Estudantes da ECIT de Alcantil levam coleção autoral à Semana Criativa de Tiradentes e destacam talento e identidade da Paraíba

O projeto mostra o potencial transformador da educação técnica quando articulada com políticas públicas e ações de valorização cultural.

Da Redação Repórter PB

21/10/2025 às 12:20

Ads 970x250
Imagem Semana Criativa de Tiradentes

Semana Criativa de Tiradentes ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O talento e a criatividade dos estudantes paraibanos conquistaram espaço em um dos eventos mais importantes do país dedicados à cultura e à economia criativa. Alunos da Escola Cidadã Integral Técnica Professora Maria Cecília de Castro, de Alcantil, apresentaram, em Tiradentes (MG), a coleção autoral “Simplesmente Paraíba”, durante a Semana Criativa de Tiradentes, que ocorreu até o último domingo (19).

A iniciativa foi fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Sebrae, Fecomércio, Prefeitura de Alcantil e o Centro Cultural Meninos de Alcantil (Cecma). O projeto mostra o potencial transformador da educação técnica quando articulada com políticas públicas e ações de valorização cultural.

O trabalho foi fruto de meses de pesquisa, criação e parceria entre diferentes instituições, e representa a importância da valorização da cultura e produção de artesanato do Estado com a educação. “Acompanhar os estudantes levando o nome da Paraíba para um evento desta dimensão, através do artesanato, é uma prova de que a escola pública tem talento, competência e capacidade de transformar vidas”, destacou Marielza Rodriguez, gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP).

Desenvolvida pelos alunos do curso técnico de Produção de Moda da ECIT de Alcantil, a coleção tem coordenação do professor Haendel Melo e orientação da artesã Sandovânia Bertulino, com o macramê como elemento central. A proposta destaca o artesanato como expressão da cultura popular e do sentimento de pertencimento, transformando saberes tradicionais em design contemporâneo.

A participação na Semana Criativa representa um marco para a educação pública da Paraíba, inserindo estudantes do interior do estado em um dos eventos mais relevantes do país nas áreas de design, arte e turismo. “Cada peça representa a nossa história e o potencial criativo dos jovens paraibanos. É a escola pública mostrando seu talento em um dos maiores eventos de cultura e inovação do Brasil”, destacou o professor Haendel Melo, idealizador do projeto.

A coleção integrou a programação da Casa Paraíba, espaço do Governo da Paraíba que reúne o melhor da produção cultural, gastronômica e artesanal do estado na Semana Criativa. A presença dos estudantes de Alcantil reforça o compromisso do Governo da Paraíba com a valorização da educação técnica e o fortalecimento da economia criativa como ferramenta de transformação social e desenvolvimento regional.

Os estudantes envolvidos no projeto cursam o 3º ano e participam do Programa Primeira Chance, que promove estágios e experiências profissionais dentro da rede estadual. O projeto “Simplesmente Paraíba” permitiu que eles vivenciassem na prática todas as etapas da criação de uma coleção, da pesquisa estética ao acabamento técnico, aplicando o aprendizado adquirido ao longo do curso.

A aluna Débora Emily, de 17 anos, expressa o orgulho de representar a Paraíba no evento. “Desenvolver essa coleção foi um desafio e uma realização. Cada peça que criamos carrega dedicação e amor pelo que fazemos. Estar na Semana Criativa é mostrar que a juventude paraibana é capaz de transformar o que aprende em arte e identidade.”

Cada peça da coleção simboliza uma homenagem à Paraíba numa proposta que vai além do design: é um manifesto pela valorização dos saberes tradicionais e pela integração entre escola e cultura. “Acreditamos que a moda pode ser uma ferramenta poderosa de formação cidadã e valorização cultural. Cada nó e cada trama dessas peças contam a história de quem somos e mostram a força criativa dos nossos estudantes”, destacou o professor Haendel Melo, idealizador do projeto.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.