Apresentação

‘De Repente na Rede’ presta homenagem ao cearense Jorge Macedo

A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista Jorge Macedo (CE).

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (21), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, uma versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov ). A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista Jorge Macedo (CE). 


Jorge Macedo é natural de Quixeré, Ceará, é repentista e com grande veia poética e destacado trabalho no cenário da cultura popular. Já participou de diversos festivais, entre eles o Festival Banco do Nordeste da Viola, em homenagem aos 100 anos de nascimento de Patativa do Assaré e o Projeto Cantoria no Campus da UFC, em Fortaleza, ao lado dos cantadores Geraldo Amâncio (Ceará) e Zé Viola (Piauí), além de Zé Eufrásio. Soma mais de 30 anos de profissão e, além de exímio repentista, também é apresentador e declamador. Seu trabalho é reconhecido pela grande qualidade, não só no Ceará, mas em todo Nordeste, sendo muito querido no meio em que atua.

Desde julho de 2015, a Funesc vinha realizando o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo Estado. 

Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino. 

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias. 

Serviço 

De Repente na Rede 

Quarta-feira, 21/04/2021, às 19h 

Homenageado: Jorge Macedo (CE) 

Apresentação: Iponax Vila Nova 

TV Funesc: www.youtube.com/funescpbgov

Repórter PB

Destaques