A morte da adolescente Melissa Campos, de 14 anos, dentro de uma escola estadual em Minas Gerais, foi premeditada e teve como motivação principal o sentimento de inveja, segundo apontaram as investigações do Ministério Público e da Polícia Militar.

O autor do crime, um colega da mesma idade, levou uma tesoura para a escola com a intenção de matar a vítima. Dias antes, ele havia enviado um bilhete afirmando que ela seria assassinada por estrangulamento — o que o promotor André Tuma classificou como “uma sentença de morte”.

Após ser apreendido, o adolescente disse aos policiais: “Ela simbolizava uma alegria que eu não tinha”, frase que, segundo os investigadores, reforça o caráter emocional e pessoal da motivação.

A hipótese de bullying foi descartada pelo Ministério Público, que identificou o crime como resultado de uma motivação íntima, sem relação com perseguições sistemáticas.

Outro adolescente, também de 14 anos, foi apreendido por auxiliar na fuga após o crime. Ambos foram autuados por ato infracional análogo ao homicídio.