
29/01/2026 às 15:46
A Paraíba recebe este ano um centro de computação quântica. Essa parceria entre os governos estadual e federal vai ficar localizada na Estação das Artes e conta com investimento de R$ 75 milhões. O centro vai brigar o primeiro computador quântico do Brasil.

Para a ministra de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Luciana Santos, a implantação dessa tecnologia reforça a soberania brasileira.
“Ter um computador quântico possibilita que a gente processe dados com a soberania do país, né? Porque nós precisamos de soberania tecnológica e com isso nós podemos agilizar respostas que levariam muitos anos sem essa tecnologia”.
Até o momento, algoritmos quânticos desenvolvidos no Brasil só podem ser testados em equipamento fora do país. O secretário municipal de ciência e tecnologia e professor da UFPB, Guido Lemos, um dos idealizadores do projeto, destaca a importância de um centro do tipo para pesquisadores brasileiros.
“Eu acho que o grande benefício, não só para quem tá aqui em João Pessoa, na Paraíba, mas no Brasil, é poder testar os seus algoritmos em um equipamento sem precisar ceder a propriedade intelectual ou os direitos tipo de exploração comercial, etc, desse conhecimento desenvolvido para empresas que são fora do Brasil ou para estados que estão são outros e têm outros interesses, não são os brasileiros”.
Para a Paraíba, o centro é uma inovação que vem de mãos dadas com radiotelescópio Bingo, aparelho que vem sendo instalado em Aguiar, Sertão do Estado. O secretário estadual Cláudio Furtado fala sobre como a colaboração entre os dois aparelhos contribui para o desenvolvimento tecnológico da região.
“Muitos dados que serão recebidos pelo radiotelescópio Pingo e que requer um processamento avançado, que hoje fica difícil o armazenamento e o trabalho desse com esses dados em computação, a chamada computação clássica”.
O cronograma do projeto prevê avanços no primeiro semestre, com a conclusão da montagem entre julho e agosto.
2:30Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera