Sousa/PB -

Extras

Em janeiro, prévia da inflação perde força e fecha em 0,20%

Rádio Agência

27/01/2026 às 11:14

Tamanho da Fonte

A prévia da inflação foi de 0,20% em janeiro, abaixo do resultado de dezembro, que foi de 0,25%. Nos últimos 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 foi de 4,5%. Essas informações foram divulgadas nesta terça-feira (27/1) pelo IBGE. 

O maior impacto no primeiro mês do ano foi do grupo Saúde e cuidados pessoais, com alta de 0,81%, puxada pelo aumento em artigos de higiene pessoal e em plano de saúde.

O grupo de maior peso no índice, Alimentação e bebidas, acelerou na passagem de dezembro para janeiro: alcançou 0,31%. A alimentação em domicílio subiu 0,21%, interrompendo uma sequência de sete meses consecutivos de queda. A contribuição veio das altas do tomate, batata-inglesa, frutas e carnes. Por outro lado, registraram recuo os valores do leite longa vida, arroz e café moído.

Os grupos Habitação e Transportes registraram recuo na taxa de janeiro. Em relação aos índices regionais, a maior variação foi observada em Recife, devido às altas na gasolina e nos itens de higiene pessoal. Já o menor resultado ocorreu em São Paulo, com as quedas no leite longa vida e na energia elétrica residencial.
 

1:28

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera