
19/01/2026 às 12:07
A cidade do Rio de Janeiro ganha mais um reforço nas ações de vacinação contra doenças como sarampo, febre amarela e gripe: novos pontos extras de imunização em parques e aeroportos. A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde é facilitar a vacinação ao levar os imunizantes até o cidadão em locais onde há grande circulação de público. A medida vai até 12 de fevereiro, conforme calendário da Secretaria.

As vacinas contra Covid-19, gripe, febre amarela, tríplice viral — que protege contra sarampo, caxumba e rubéola — e hepatite B estão disponíveis nos aeroportos Santos Dumont e Antônio Carlos Jobim, o Galeão, além dos parques da prefeitura: Susana Naspolini, Pavuna, Rita Lee, Piedade, Oeste e Madureira.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a intensificação da vacinação em locais de grande movimentação e portas de entrada da cidade é motivada pelo aumento de casos de sarampo nos Estados Unidos, Canadá, México, Bolívia e em outros países. Casos de febre amarela em estados vizinhos também colocam a rede municipal de saúde em alerta. As viagens dos cariocas e a chegada de turistas no Rio neste verão são dois fatores para redobrar a imunização.
O sarampo é altamente transmissível e pode afetar pessoas de todas as idades. A transmissão ocorre diretamente por contato pessoa a pessoa, por meio de gotículas de secreções expelidas ao falar, tossir ou espirrar. Além disso, o contágio também se dá por dispersão de gotículas contendo partículas virais no ar, especialmente em ambientes fechados. Desde 2023, o município não tem casos confirmados de sarampo entre os moradores.
1:53Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera