Sousa/PB -

Extras

Depois de 26 anos, Mercosul e UE assinam acordo neste sábado

Rádio Agência

17/01/2026 às 13:00

Tamanho da Fonte

Após 26 anos de negociações, o acordo Mercosul–União Europeia será assinado neste sábado (17), em Assunção, no Paraguai, em cerimônia que acontece no Grande Teatro José Asunción Flores, no Banco Central do país.

O acordo de livre comércio vai integrar dois dos maiores blocos econômicos do mundo, formando um mercado de cerca de 720 milhões de pessoas; e um Produto Interno Bruto de mais de US$ 22 trilhões.

Participam da cerimônia diversos chefes de Estado, como os presidentes do Paraguai, Santiago Peña; da Bolívia, Rodrigo Paz; da Argentina, Javier Milei; e do Uruguai, Yamandú Orsi. 

Também marcam presença a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; e o presidente do Conselho Europeu, António Costa. Por questões de agenda, o presidente Lula não viajou ao Paraguai e será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Bandeiras da União Europeia na sede da Comissão Europeia em Bruxelas, Bélgica. Bandeiras da União Europeia na sede da Comissão Europeia em Bruxelas, Bélgica.
Bandeiras da União Europeia na sede da Comissão Europeia em Bruxelas, Bélgica. - Reuters/Yves Herman/Dire/Proibida reprodução

O que diz o acordo

O acordo estabelece, por exemplo, a eliminação gradual de tarifas de importação para mais de 90% do comércio bilateral; tarifa zero para produtos industriais; cotas para produtos agrícolas; além de compromissos ambientais e regras sanitárias. A estimativa é que a parceria possa aumentar as exportações brasileiras em US$ 7 bilhões.

Após a assinatura, o texto precisa ser aprovado pelo Parlamento Europeu e pelos congressos nacionais de cada país integrante do Mercosul. A expectativa, segundo o governo brasileiro, é que a medida comece a vigorar no segundo semestre deste ano.
 

1:41

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera