
07/01/2026 às 21:17
Uma boa notícia para quem ainda utiliza o telefone fixo. A partir de 2026, vai ficar mais simples e barato fazer ligações entre cidades vizinhas que compartilham o mesmo código de Discagem Direta a Distância, o famoso DDD.

É que a Anatel determinou que as chamadas feitas entre municípios com o mesmo DDD deixem de ser cobradas como interurbano e passem a ter custo de ligação local.
Por exemplo: moradores de cidades que têm o DDD 71, como Catu ou Saubara, ambas na Bahia, poderão ligar para Salvador pagando o mesmo preço de uma chamada local.
A mudança também acaba com outra confusão na hora de discar. Se você estiver ligando para um número com o mesmo DDD que o seu, não precisará mais digitar o código da operadora nem o código da cidade. Basta discar o número do telefone.
A migração vai ser feita de forma gradual, com previsão de nove etapas, a serem feitas ao longo de 2026. Atualmente, o Brasil possui mais de 4 mil áreas tarifárias diferentes. Com a mudança, esse número cai para apenas 67.
Segundo a Anatel, a medida busca modernizar o setor, aumentar a transparência para o consumidor e igualar as regras do telefone fixo às do celular.
1:31Continuar lendo ...
Para ler no celular, basta apontar a câmera