Sousa/PB -

Extras

Lançada a maior edição do Programa Nacional de Vivências no SUS

Rádio Agência

08/01/2026 às 20:42

Tamanho da Fonte

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou nesta quinta-feira do início das atividades do Programa Nacional de Vivências no SUS, o VER-SUS, que busca aproximar estudantes universitários da realidade prática do Sistema Único de Saúde.

Essa é a maior edição do programa, que contempla 300 projetos, 3 mil equipes de trabalho e mais de 9 mil estudantes de graduação de nível superior, da educação profissional técnica de nível médio e residentes em saúde.

O VER-SUS geralmente ocorre durante o período de férias e se baseia em três pilares: Imersão, Interdisciplinaridade e Educação Popular.

Na avaliação do ministro, essa iniciativa permite uma vivência única aos profissionais de saúde.

O programa começou na gestão do ministro Humberto Costa, durante o primeiro ano de mandato do presidente Lula. A ideia central é permitir que os alunos saiam da teoria acadêmica e conheçam de perto como funciona a rede pública de saúde no Brasil.

Segundo Padilha, um dos principais desafios para os novos profissionais da área da saúde é a crise climática, que afeta o funcionamento de um a cada 12 hospitais no mundo.

O ministro lembrou ainda o volume de recursos gastos e os esforços para reconstrução do Rio Grande do Sul, após a tragédia das enchentes de 2024 no estado. Padilha também destacou o surgimento de problemas climáticos na região amazônica que nunca existiram, como secas extremas e inundações recordes.

2:37

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera