
08/01/2026 às 18:59
O Ministério da Saúde enviou, por meio do aplicativo Meu SUS Digital, a mensagem: “Hora de se vacinar! No Brasil, temos muitas vacinas para proteger as crianças! Comece o ano com a caderneta de vacinação do seu filho em dia”. A iniciativa reforça, em 2026, a importância da vacinação como política pública essencial de proteção à saúde. Esse cuidado com a população brasileira ocorre na contramão de outros países, que decidiram restringir a oferta de imunizantes como parte de sua política de humanização.
A ação alcança 3,4 milhões de usuários do aplicativo, que conta com a Caderneta de Saúde da Criança, ferramenta que permite a pais e responsáveis acompanhar a vacinação e o desenvolvimento infantil pelo próprio celular.
O Brasil possui um dos calendários de vacinação infantil mais completos do mundo. Diferentemente de muitos países, o Sistema Único de Saúde (SUS) amplia, a cada ano, a oferta de vacinas para proteger crianças desde o nascimento até a adolescência. Atualmente, 16 vacinas são ofertadas gratuitamente na rede pública de saúde.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é reconhecido internacionalmente pela ampla cobertura, diversidade de imunizantes e caráter universal, garantindo proteção a milhões de crianças em todo o território nacional.
As vacinas protegem contra doenças como tuberculose, hepatites A e B, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, sarampo, rubéola, caxumba, meningites, pneumonia, rotavírus, febre amarela, influenza, covid-19 e HPV.
A oferta de vacinas no SUS é feita com base em estudos técnicos e científicos, com imunizantes para todas as idades. Somente na última Campanha Nacional de Multivacinação, mais de 7 milhões de doses foram aplicadas gratuitamente em crianças e adolescentes de até 15 anos.
Anualmente a oferta de vacinas chega a quase 300 milhões para todas as faixas etárias, resultado do reforço das ações de mobilização e da conscientização sobre a importância de se vacinar.
Uma das incorporações mais recentes ao calendário foi a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para gestantes, com foco na proteção dos bebês contra a bronquiolite. O VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. A imunização garante proteção imediata aos recém-nascidos e contribui para a redução de internações.
Fonte: Governo Federal
Para ler no celular, basta apontar a câmera