
07/01/2026 às 23:23
A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, publicou, nesta quarta-feira (7), uma medida que determina a proibição de venda, distribuição e uso de alguns lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, todas da empresa Nestlé Brasil. A decisão é preventiva e foi tomada por conta do risco de contaminação por cereulide, uma toxina que causa sintomas como vômito persistente, diarreia ou letargia, que é um estado de sono intenso. A toxina também provoca lentidão em movimentos e no raciocínio. Esses sintomas podem se manifestar em até 6 horas após o consumo.

De acordo com um comunicado da Nestlé, os produtos já estão sendo recolhidos de forma voluntária no Brasil e no resto do mundo e que isso se trata de uma medida de precaução. A fabricante iniciou o recolhimento após a toxina ser detectada em produtos de uma fábrica na Holanda. Segundo a empresa, nenhum caso de contaminação foi relatado até o momento.
A Nestlé esclarece que os consumidores que tiverem os lotes com a toxina devem suspender o uso imediatamente e entrar em contato para devolução e reembolso pelos canais [email protected] ou 0800 761 2500. O recolhimento é somente para os lotes especificados pela Anvisa.
Mais informações sobre os lotes que contêm a toxina e como consumir as fórmulas infantis de forma segura estão no site da Anvisa, no endereço: gov.br/anvisa.
*Com informações da Agência Brasil e supervisão de Roberta Lopes
1:34Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera