
15/12/2025 às 09:36
Acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário Católica do Tocantins desenvolveram um protótipo de mochila de assistência a pessoas com deficiência visual, equipado com sensores capazes de identificar obstáculos, que busca facilitar a mobilidade dos usuários no dia dia. 

O projeto, denominado como “Spider Sense”, “Sentido Aranha”, foi idealizado por estudantes do oitavo período da disciplina de “Automação, controle e instrumentação”, sob orientação do professor Roger Akil Kitamura. A iniciativa surgiu de uma vivência em sala de aula, quando um dos estudantes compartilhou a realidade de um familiar com deficiência visual.
O protótipo foi confeccionado utilizando uma mochila, um Arduino Uno R3, dois sensores ultrassônicos, dois motores de vibração, além de baterias de 9V e outros componentes. Segundo o projeto, quando a pessoa com deficiência visual se aproxima de um obstáculo, a mochila então alerta com um sinal de vibração para orientá-la em relação ao caminho que ela deve seguir corretamente.
1:25Continuar lendo ...
Para ler no celular, basta apontar a câmera