Sousa/PB -

Extras

Ato em Copacabana protesta contra PL da dosimetria

Rádio Agência

15/12/2025 às 10:54

Tamanho da Fonte

Milhares de pessoas participaram neste domingo, em Copacabana, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, do ato contra a aprovação do projeto de lei da dosimetria, que reduz penas de pessoas condenadas por atos golpistas, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, e também beneficia chefes de organizações criminosas ao reduzir o tempo para progressão de pena em relação ao modelo atual.

O protesto foi convocado por movimentos sociais, como a Frente Brasil Sem Medo, artistas, sindicatos e estudantes, e aconteceu em várias outras cidades do país.

Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Xamã e Tony Belotto subiram no trio elétrico no Rio, cantaram e engrossaram o coro contra as últimas decisões do Congresso Nacional, consideradas por eles como retrocessos democráticos.

A atriz Camila Pitanga estava misturada ao público e disse que é papel dos cidadãos brasileiros lutar pelo melhor de seu país.

"É papel dos cidadãos brasileiros lutar pelo melhor de seu país e definitivamente não é naturalizar esse Congresso que não respeita o povo brasileiro."

Ao lado da filha e de uma amiga, a aposentada Angela Tarnapolsky contou que, aos 72 anos, depois de acompanhar boa parte da história recente do país, desde o golpe militar, não poderia deixar de protestar.

"O que me trouxe foi a indignação. E infelizmente chegamos ao ponto, depois de tantos anos, né, nos meus 72 anos, diante de uma situação muito triste, muito dramática."

Além do PL da dosimetria, os manifestantes também falaram contra a suspensão por 6 meses do mandato do deputado federal Glauber Braga, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), a escala de 6 dias de trabalho por um de descanso, o marco temporal que limita a demarcação de terras indígenas e fizeram um apelo por medidas concretas para combater o feminicídio.

Com informações da Agência Brasil.

2:25

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera