
15/12/2025 às 13:44
As pessoas que utilizam o WhatsApp têm compartilhado com menos frequência notícias sobre política em grupos de família, de amigos e de trabalho.

A conclusão faz parte do estudo Os Vetores da Comunicação Política em Aplicativos de Mensagens, divulgado nesta segunda-feira (15) pelo centro independente de pesquisa InternetLab e pela Rede Conhecimento Social, instituições sem fins lucrativos.
De acordo com o levantamento, mais da metade das pessoas que usam WhatsApp estão em grupos de família e amigos. A pesquisa também mostrou que a discussão sobre política nos grupos está diminuindo. Em 2021, 34% das pessoas diziam que o grupo de família era onde mais apareciam notícias sobre política, mas em 2024 esse número caiu para 27%. A mesma tendência foi observada nos grupos de amigos e de trabalho.
O estudo identificou, ainda, que 56% dos entrevistados sentem medo de emitir opinião sobre política devido ao ambiente agressivo. Essa percepção foi revelada por 63% das pessoas que se consideravam de esquerda, 66% das de centro e 61% das de direita.
Os autores da pesquisa afirmam que os comportamentos para evitar conflitos nos grupos estão se consolidando, com 52% dos entrevistados se policiando sobre o que falam nos grupos, e 50% evitando falar de política no grupo da família para fugir de brigas.
Entre as estratégias empregadas pelos 44% que se consideram seguros para falar sobre política no WhatsApp, estão: mandar mensagens de humor, falar sobre política no privado e falar sobre política apenas em grupos com pessoas que pensam igual.
O estudo foi apoiado financeiramente pelo WhatsApp. Mas, segundo o InternetLab, a empresa não teve ingerência sobre a pesquisa.
* Com informações da Agência Brasil
2:27Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera