Sousa/PB -
desterro

MP abre procedimento para fiscalizar gastos com combustível da Prefeitura e Câmara de Desterro

De acordo com o documento, o Ministério Público fundamenta a abertura do procedimento nas atribuições constitucionais da instituição para fiscalizar a administração pública e zelar pela legalidade

Da Redação Repórter PB

15/12/2025 às 13:25

Ads 970x250
Imagem Fórum de Teixeira - Paraíba

Fórum de Teixeira - Paraíba ‧ Foto: divulgação

Tamanho da Fonte

O Ministério Público da Paraíba instaurou o Procedimento Administrativo nº 041.2025.000743 com o objetivo de acompanhar e aprimorar os mecanismos de controle dos pagamentos relacionados ao abastecimento de combustível realizados pelo Município de Desterro e pela Câmara de Vereadores. A iniciativa foi formalizada por meio de portaria assinada pelo promotor de Justiça José Carlos Patrício, da Promotoria de Teixeira, no dia 9 de dezembro de 2025.

De acordo com o documento, o Ministério Público fundamenta a abertura do procedimento nas atribuições constitucionais da instituição para fiscalizar a administração pública e zelar pela legalidade, moralidade, eficiência e transparência dos gastos públicos. A portaria cita ainda a Resolução nº 174/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público, que autoriza a instauração de procedimentos administrativos destinados a embasar atividades fiscalizatórias que não se enquadrem na modalidade de inquérito civil.

O procedimento foi registrado como prioritário, e prevê a realização de todas as diligências necessárias, incluindo notificações, requisição de documentos, oitivas, perícias e outras medidas que auxiliem na verificação da regularidade dos pagamentos efetuados com combustíveis tanto pela Prefeitura quanto pelo Legislativo municipal.

A portaria também determina: publicação do extrato no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público; nomeação de servidores responsáveis pela secretariação do procedimento; certificação do prazo de resposta da Câmara Municipal a expedientes anteriores, com possibilidade de reiteração caso não haja retorno.

O procedimento busca assegurar maior controle e transparência na gestão dos recursos destinados ao abastecimento, área frequentemente apontada como sensível em auditorias e fiscalizações por envolver alto volume de despesas e necessidade de comprovação detalhada de uso.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.