
05/12/2025 às 23:19
A oferta de radioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Amapá agora é uma realidade. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou nesta sexta-feira (5) o primeiro Centro de Radioterapia do estado, com capacidade de atender, por ano, 600 novos pacientes que demandam cuidados oncológicos.
Até então, a população amapaense precisava se deslocar, em média, 2 mil quilômetros até o serviço de saúde mais próximo para esse tipo de tratamento.
O novo centro vai contar com um acelerador linear, um equipamento de alta tecnologia para gerar raios-X usados no tratamento do câncer. Segundo o governo federal, até o final do próximo ano, 121 novos aceleradores lineares serão entregues em todo o país, aumentando a capacidade de atendimento do SUS.
Ao todo, foram investidos mais de R$ 30 milhões no Centro de Radioterapia de Macapá, sendo R$ 17 milhões do Ministério da Saúde, recursos do governo do estado e de emendas parlamentares.
No local, os pacientes oncológicos vão contar com uma equipe multidisciplinar treinada pelo Hospital de Amor, referência nacional em tratamento do câncer.
Com capacidade de realizar 45 sessões de radioterapia por dia, a expectativa é chegar a 1 mil sessões mensais. A unidade será administrada pelo Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima.

Para ler no celular, basta apontar a câmera