
03/12/2025 às 19:17
Os Estados Unidos suspenderam todos os pedidos de imigração de cidadãos de 19 países não europeus. A medida inclui as solicitações de Green Card e cidadania americana. O governo americano diz que a suspensão dos pedidos de imigração se deve a preocupações com a segurança nacional e com a ordem pública. Entre os 19 países, está o Afeganistão. Na semana passada, um afegão foi preso suspeito de atacar dois integrantes da Guarda Nacional, em Washington. Um deles morreu. Outro país incluído na medida é a Somália. Ontem, Donald Trump chamou imigrantes da Somália de "lixo" e disse que o "país fede". Somalis condenaram a linguagem usada pelo presidente americano. Já o primeiro-ministro do país adotou um tom mais diplomático: disse que Trump insultou muitas nações e que é melhor ignorar as palavras dele do que dar importância a elas.

Em meio às tensões com a Venezuela, o Panamá e os Estados Unidos fizeram exercícios militares conjuntos. O treinamento aconteceu um dia depois de o presidente Donald Trump discutir a crise com Caracas no Conselho de Segurança Nacional. Os exercícios reuniram 25 integrantes da polícia e das forças de segurança do Panamá, além de 25 fuzileiros navais americanos. O objetivo é melhorar a coordenação entre os militares para fortalecer o combate ao tráfico de drogas. As tropas americanas buscam experiência para sobreviver na selva.
O governo da Rússia afirmou que o presidente Vladimir Putin aceitou algumas propostas dos Estados Unidos para acabar com a guerra na Ucrânia. O conteúdo não foi divulgado. Segundo um porta-voz do Kremlin, as negociações entre Putin, o enviado especial do presidente dos Estados Unidos, Steve Witkoff, e o genro de Trump, Jared Kushner, se estenderam até as primeiras horas da manhã de hoje (3). O governo russo disse que Putin está disposto a seguir conversando para chegar a um acordo.
Os bombeiros de Hong Kong encerraram as buscas dentro dos sete prédios que foram consumidos pelo fogo na semana passada. O número de mortos aumentou para 159; 31 pessoas seguem desaparecidas. Agora, as equipes tentarão encontrar novos corpos sob os escombros. Hoje, moradores da única torre do complexo residencial que não foi atingida pelas chamas puderam entrar nos apartamentos para retirar alguns pertences. A polícia já prendeu 21 suspeitos por homicídio culposo, na investigação sobre a causa do incêndio.
*Com informações da agência Reuters
2:57Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera