
27/11/2025 às 19:22
O Novembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização voltada para alertar sobre problemas auditivos específicos que afetam significativamente a qualidade de vida, como o zumbido, que é uma percepção de um som frequentemente relatado como apitos ou chiados; a misofonia, que é uma condição em que os sons, geralmente de baixa intensidade e repetitivos, provocam reações emocionais intensas; e a hiperacusia, a sensibilidade excessiva a sons de intensidade moderada.

A fonoaudióloga Carolina Pamponet, especialista em audiologia clínica e ocupacional, alerta sobre a necessidade de não se negligenciar os primeiros sintomas.
“A primeira coisa que a gente tem que pensar, quando a gente tem dificuldade para ouvir, é que algo não está bem. Em que orelha eu estou ouvindo melhor? O quadro de você ter uma perda auditiva é a mais frequente causa do zumbido. Pode ser uma das principais causas. Exposição a ruídos altos, excesso de cera, infecções tipo otite média, labirintite, podem causar o zumbido”, exemplifica a fonoaudióloga.
Ela ainda destaca quais os principais tipos de perda auditiva e ressalta a necessidade de cuidados especiais com sons muito altos.
“Numa perda auditiva, normalmente, existe perda auditiva condutiva quando a pessoa tem infecção na orelha média e perda auditiva neurossensorial. As células ciliadas da orelha interna já estão lesionadas. Aí, realmente, a gente tem o tratamento de fazer o trabalho de reabilitação auditiva, com prótese auditiva”, complementa Carolina.
A perda auditiva é um desafio global que pode ser prevenido e tratado com medidas adequadas.
1:47Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera