Sousa/PB -

Extras

Rio de Janeiro celebra os 30 anos da Parada LGBTQUIAPN+ em Copacabana

Rádio Agência

23/11/2025 às 13:35

Tamanho da Fonte

Os 30 anos da primeira parada do orgulho LGBTQUIAPN+ do Brasil, que aconteceu no Rio de Janeiro em 1995, estão sendo celebrados neste domingo (23). Com o tema “30 anos fazendo história: das primeiras lutas pelo direito de existir à construção de futuros sustentáveis”, a manifestação volta à praia de Copacabana e também reafirma o papel do turismo como força de inclusão, diversidade e transformação social.

As três décadas são contadas a partir da Marcha da Cidadania de 25 de junho de 1995, ao fim da 17ª Conferência Mundial da Associação Internacional de Gays e Lésbicas ocorrida no Rio de Janeiro.

A concentração começou por volta das 11h, no Posto 5, e a abertura está prevista para as 14h30. Um dos destaques desta edição é a maior bandeira símbolo do movimento LGBT+ já aberta na parada, serão 130 metros do arco-íris na Avenida Atlântica. Entre as cerca de 100 atrações confirmadas estão Lorena Simpson, Grag Queen, Daniela Mercury, Tereza Cristina e muitas outras performances. Estão previstos pelo menos 15 trios elétricos.

Neste ano, a Parada contará com uma operação integrada de serviços públicos na orla, incluindo: prescrição de PrEP, a Profilaxia Pré-Exposição; vacinação; distribuição de preservativos e informações sobre prevenção; atendimentos de cidadania, como orientações sobre retificação de nome e direitos sociais; ações de educação ambiental; instruções de acesso a serviços de assistência social; e equipes de atendimento humanizado em pontos de atenção.

1:49

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera