
23/11/2025 às 13:01
O Presidente Lula comentou, neste domingo (23), sobre a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

"A primeira coisa é que eu não faço comentário sobre uma decisão da Suprema Corte. A justiça tomou uma decisão. Ele foi julgado, ele teve todo o direito à presunção de inocência. Foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento. Ou seja, então, a justiça decidiu, tá decidido, ele vai cumprir com a pena que a justiça determinou. E todo mundo sabe o que ele fez".
Lula está em Joanesburgo, na África do Sul, para a Cúpula do G20, grupo das maiores economias do mundo. O presidente também foi questionado sobre a presença militar dos Estados Unidos no Caribe, nas proximidades da Venezuela. Lula disse estar preocupado e que pretende conversar com o presidente Donald Trump sobre esse assunto.
"Nós somos um continente que não temos armas nucleares, não temos bomba atômica, não temos nada. Lá o nosso negócio é trabalhar para se desenvolver e crescer. A mim, me preocupa muito o aparato militar que o Estados Unidos colocou no Mar do Caribe. A mim me preocupa muito e eu pretendo conversar com o presidente Trump sobre isso, porque está me preocupando. O Brasil tem responsabilidade na América do Sul. O Brasil faz fronteira com a Venezuela, e não é pouca coisa, e eu acho que não tem nenhum sentido você ter uma guerra agora. Ou seja, não vamos repetir o erro que aconteceu na guerra da Rússia e da Ucrânia".
Após a reunião do G20, nesta segunda-feira (24), a comitiva brasileira segue para Maputo, capital de Moçambique. Entre outros compromissos, o presidente Lula participa das comemorações de 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países e deve assinar acordos para ampliar o comércio e os investimentos.
Ele também participa do fórum que reunirá empresários brasileiros e moçambicanos, com painéis sobre agronegócio, indústria e inovação e saúde. Lula receberá ainda o título de doutor honoris causa da Universidade Pedagógica de Maputo.
2:31Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera