Sousa/PB -

Extras

Polícia Federal cumpre mandados no Ceará sobre fraude no Enem

Rádio Agência

23/11/2025 às 17:40

Tamanho da Fonte

A Polícia Federal cumpriu neste domingo (23), no Ceará, um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Federal, com o objetivo de apurar possível prática do crime de fraude no Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, deste ano.

A PF investiga, a pedido do Ministério da Educação, a suposta divulgação antecipada de questões semelhantes às da prova, antes da realização do segundo dia do exame. A equipe técnica do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela aplicação do Enem, identificou que um vídeo publicado nas plataformas digitais continha questões com similaridade substancial às aplicadas na prova oficial. O conteúdo foi divulgado antes da data do exame.

Por causa de relatos nas redes sociais a respeito do vídeo, que começaram a circular um dia após a aplicação das provas de ciências da natureza e matemática, o Inep decidiu anular três questões. 

Na última terça-feira (18), o Ministro da Educação, Camilo Santana, concedeu entrevista à TV Educativa do Ceará, explicando que as informações até aquele momento indicavam que uma pessoa que participou de um pré-teste do Enem teria divulgado as questões durante uma transmissão ao vivo na internet, dias antes da prova.

Em nota, a Polícia Federal disse que as buscas deste domingo têm o objetivo de esclarecer os fatos; apurar possíveis ilícitos; identificar os responsáveis pela obtenção dos dados e divulgação indevida, além de possíveis conexões com outros delitos.

1:43

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera