
23/11/2025 às 16:50
A programação da 1ª Expoagro Serra de Teixeira, que acontece até este domingo (23) no município de Princesa Isabel, abriu espaço para a realização de uma nova etapa do projeto “Encontro de Mulheres do Agro”, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB). Na ocasião, foram apresentadas várias histórias de luta e superação de mulheres que atuam ligadas ao agro.
A assessora de Gestão Social da Sedap-PB e idealizadora do projeto, Márcia Dornelles, ressaltou a força das mulheres no campo e que a mobilização social impulsiona a criação e aplicação de políticas públicas. Ela destacou que o “Encontro de Mulheres do Agro” busca destacar a presença das mulheres no agro, reconhecendo o seu protagonismo.
“A gente via as mulheres como maioria nos eventos, mas elas eram invisibilizadas. As mulheres participavam mais como quem fez, mas elas não comercializavam os produtos e, assim, não eram vistas como protagonistas”, comentou Márcia Dornelles. Ela falou também sobre as lutas e conquistas históricas das mulheres no Brasil. Em seguida, passou a palavra para várias mulheres dos municípios que realizam a 1ª Expoagro Serra de Teixeira para que contassem suas experiências.
As pessoas que acompanharam o “Encontro de Mulheres do Agro” em Princesa Isabel puderam ouvir a trajetória de Ana Paula de Medeiros, extensionista social da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB) em Princesa Isabel. Com formação pedagógica, decidiu fazer concurso para ser extensionista rural. Foi aprovada e há 17 anos atua na área. Emocionada, ela lembrou das dificuldades, do aprendizado obtido com a nova carreira e do compromisso de ajudar os produtores rurais.
Ana Paula de Medeiros afirmou que “é muito gratificante poder ajudar os outros, ver o crescimento de um produtor rural. Essa é uma recompensa que não tem preço”, comentou. E emocionada lembrou da época da pandemia da Covid-19: “Eu montei um escritório na minha casa e não deixei de atender um único produtor que tenha me procurado. Isso me dá muito orgulho”.
Outro exemplo forte foi dado por Marluce Veras, que caminhava seis quilômetros para ir à aula estudar e que aos 15 anos foi lavar roupa para ganhar dinheiro e poder continuar estudando, porque a família era muito pobre. Ela fez faculdade, passou em dois concursos públicos para professora e atuou no cooperativismo. O conhecimento abriu horizontes e a levou à alçar novos desafios. Atualmente, ela é a prefeita de Água Branca.
Um outro exemplo de protagonismo é de Rita dos Santos ou, como gosta de ser chamada, Naninha. Presidente da Associação Pedra Lavrada do município de Matureia, ela é um exemplo para mulheres e homens devido à sua capacidade de liderar. “Eu vou atrás, faço os projetos e corro atrás de conseguir coisas que melhorem a nossa vida, a vida das pessoas da minha comunidade”, afirmou.
O “Encontro de Mulheres do Agro” durante a 1ª Expoagro Serra de Teixeira apresentou histórias de lutas e conquistas como de Eunice Alves Antas, presidente da Associação Nossa Senhora de Fátima, de Princesa Isabel; e Cícera Duarte, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, também de Princesa Isabel. Duas mulheres que atuam em defesa do crescimento de homens e mulheres da região.
Também participaram e deram seus testemunhos de vida as produtoras rurais Nerci Xebarro e Severina Serafim, ambas do município de Imaculada; da quilombola Damiana Figueiredo, de São José de Princesa; Sandra Pereira e Adriana de Andrade, produtoras do município de Tavares; Inês Rodrigues, artesã e agricultora da cidade de Manaíra; Sandra Kaline Fernandes, de Juru.
Em comum, elas compartilham desafios desde a infância para conseguir estudar, ajudar os pais a colocar comida na mesa. Todas elas são exemplos de força, superação, crescimento e orgulho das conquistas alcançadas durante suas trajetórias.
Programação até este domingo - A 1ª Expoagro Serra do Teixeira termina neste domingo (23). A programação conta com exposição de bovinos, ovinos e caprinos, equipamentos e máquinas agrícolas, artesanato, além da realização de palestras. Shows musicais e uma área de gastronomia também integram as atividades do evento.
O Governo da Paraíba participa do evento por meio da Sedap-PB e da Empaer-PB, que está com um stand onde expõe técnicas e produtos da terra. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar também dão apoio ao evento.
Para José Viarez Melo, do município de Tavares, o evento é uma oportunidade para cada município participante apresentar seus produtos. Ele afirmou que a exposição amplia as vendas dos produtores e permite que o público conheça o que está sendo produzido em suas localidades. “Para quem visita é uma chance de conhecer mais sobre a sua própria região”, ressaltou.
O artesão do município de Juru, Roberto de Lima, destacou que o espaço é mais uma motivação para quem produz continuar seu trabalho. “É um incentivo muito grande para que a gente desenvolva as nossas peças, crie mais”, avaliou. Ele trabalha com peças feitas de madeira com detalhes utilizando materiais, como cordas, por exemplo.
A 1ª Expoagro Serra do Teixeira é uma realização conjunta de 10 prefeituras municipais da região. São eles: Princesa Isabel, Água Branca, Imaculada, Juru, Teixeira, Maturéia, Tavares, Manaíra e São José de Princesa. A exposição tem como parceiros o Governo do Estado, por meio da Sedap-PB e da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB). O evento conta, também, com apoio da Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Appaco), Sebrae-PB, Governo Federal, Banco do Nordeste e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural na Paraíba (Senar-PB).
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera