Sousa/PB -

Extras

Relatório alerta para desigualdade global de acesso à internet

Rádio Agência

18/11/2025 às 22:43

Tamanho da Fonte

Mais de 240 milhões de pessoas começaram a estar online este ano. Mas, apesar do mundo mais conectado, a qualidade da conexão continua muito diferente entre ricos e pobres. O alerta está no novo relatório da UIT, a União Internacional das Telecomunicações, ligada às Nações Unidas.

O estudo mostra que redes mais avançadas, como a 5G, cobrem 55% da população global. Mas, nos países de renda alta, 84% das pessoas têm acesso; nos países mais pobres, apenas 4%. E mesmo quando há cobertura, o usuário, nos países ricos, consome oito vezes mais dados móveis do que em países pobres.

Outro destaque é que muitos estão conectados apenas na teoria, segundo a UIT. Isso significa que milhões de pessoas até conseguem acessar a internet via rede 3G ou 4G, mas a conexão é lenta para aplicativos online com inteligência artificial, por exemplo.

Exclusão digital

Além disso, a exclusão digital está também ligada ao conhecimento digital que o usuário tem, ao local onde ele vive e à renda dele. O uso da internet, por exemplo, cai de 94% nos países ricos para apenas 23% nos pobres. Nas cidades, 85% da população está conectada; nas áreas rurais, 58%.

Apesar de seis bilhões de pessoas estarem conectadas no mundo, o equivalente a 75% do total, o desafio é garantir uma conexão rápida, acessível e de qualidade, para usuários preparados. Sem isso, a conectividade universal e significativa continua distante para grande parte do mundo.

1:54

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera