
16/11/2025 às 14:49
Era 13h quando o último participante do Enem chegou correndo à universidade Ceub, na Asa Norte, em Brasília. Ele conseguiu entrar antes do portão e teve festa de quem estava acompanhando do lado de fora.

Meio dia, quando os portões abriram, já havia uma boa parte dos milhares de estudantes na frente da universidade que tradicionalmente recebe as provas do Enem.
Entre eles, a dona Benedita Crescêncio, de 68 anos, que esperava do lado do portão, na sombra de uma árvore. Ela concluiu o ensino médio em 2015 e agora quer seguir adiante num curso de Pedagogia.
A Grazy Helly Nascimento, de 18 anos, quer fazer Agronomia, em Brasília. Apesar de estar preparada, ainda tinha uma preocupação com a Matemática.
Manoel Aquino, de 17 anos, esperava com os amigos para entrar no local de prova. Assim como a Grazy, ele termina o ensino médio este ano e já está de olho para próxima fase dos estudos
Em Brasília foram quase 83 mil inscrições confirmadas, sendo 27 mil de estudantes que estão terminando o ensino médio.
No Brasil, as provas do Enem 2025 são aplicadas em mais de 160 mil salas, em 1.805 municípios de todos os estados. Três milhões e duzentos mil candidatos fizeram as provas de redação, linguagens e ciências humanas no primeiro dia. Hoje, é a vez das questões de ciências da natureza e matemática.
Nas redes sociais, o presidente Lula desejou um bom exame e que a “prova de hoje seja um passo importante rumo ao futuro que cada estudante merece”.
2:21Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera