Sousa/PB -

Extras

Enem tem movimento intenso e relatos de ansiedade em Brasília

Rádio Agência

16/11/2025 às 14:49

Tamanho da Fonte

Era uma hora da tarde quando o último participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou correndo à Universidade Ceub da Asa Norte, em Brasília. Ele conseguiu entrar antes do portão fechar e teve festa de quem estava acompanhando do lado de fora.

Meio-dia, quando os portões mas abriram, já vi uma boa parte dos milhares de estudantes na frente da universidade que tradicionalmente recebe as provas do Enem. Entre eles, a dona Benedita Crescêncio, de 68 anos, que esperava do lado do portão na sombra de uma árvore. Ela concluiu o ensino médio em 2015 e agora quer seguir adiante num curso de pedagogia.

"Eu pretendo fazer pedagogia, que é uma coisa mais fácil, mais, né, em conta. (Quer  dar aula. É, né, se for possível chegar lá e terminar e enfrentar, né? Tô aí!"

A Grazielle Nascimento, de 18 anos, quer fazer agronomia em Brasília. Apesar de estar preparada, ainda tinha uma preocupação com a matemática.
 

"Ter sorte, né? Porque eu acho difícil muito matemática, mas espero que eu saia bem. Estudei bastante e não estudei ontem porque senão a gente fica mais nervosa hoje, né?"

Manuel Aquino, de 17 anos, esperava com os amigos para entrar no local de prova. Assim como a Grazielle, termina o ensino médio este ano e já está de olho para a próxima fase dos estudos.

"Espero que seja que eu consiga fazer, tô preparado, e estudei. E a outra foi de boa também para mim, fiquei tranquilo, redação foi de boa, espero que eu tenha tirado uma nota boa também. Eu quero fazer ADS, né? Área de TI e a gente vai tentar uma universidade boa, como Católica."

Em Brasília, foram quase 83 mil inscrições confirmadas, sendo 27 mil de estudantes que estão terminando o ensino médio.

No Brasil, as provas do Enem 2025 são aplicadas em mais de 160 mil salas em mil e oitocentos municípios de todos os estados.

Ao todo, 3,2 milhões de candidatos fizeram as provas de redação, linguagens e ciências humanas no primeiro dia. Hoje é a vez das questões de ciências da natureza e matemática.

Nas redes sociais, o presidente Lula desejou um bom exame e que a prova de hoje seja um passo importante rumo ao futuro que cada estudante merece. 

2:21

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera