
05/11/2025 às 16:34
Começou esta semana em todos os sete estados da Região Norte, a Campanha de Vacinação contra a Influenza. 

O Ministério da Saúde já fez a distribuição de cerca de 6,5 milhões de doses da vacina trivalente, que protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no hemisfério sul no ano anterior.
A Campanha segue até 28 de fevereiro de 2026 e funcionará como uma ação de prevenção, antecipando a proteção dos grupos prioritários antes do período de maior circulação do vírus, que coincide com o chamado “inverno amazônico”, época mais chuvosa do ano, marcada pelo aumento das síndromes respiratórias.
A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas e trabalhadores de áreas essenciais, como saúde, educação, segurança e transporte. Durante os três primeiros meses da campanha, a vacina será exclusiva para esses grupos.
A expectativa do Ministério da Saúde é que com a ida aos postos, a população aproveite para atualizar a caderneta vacinal, como é o caso dos moradores da cidade amazonense de Rio Preto da Eva. A Gerente do Programa de Imunização da cidade, Cristiane Lindoso, reforça que outros imunizantes estão disponíveis.
“Também estamos dando continuidade à atualização de caderneta de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos e a vacinação contra o HPV de crianças jovens, meninos e meninas, de 15 a 19 anos que ainda não receberam uma vacina contra o HPV. Procure a unidade básica de saúde mais próximo da sua residência com o cartão de vacinação e o CPF em mãos para atualização do seu cartão de vacina”.
Essa antecipação da Vacinação contra a Influenza na Região Norte em relação às demais regiões do país, onde as campanhas ocorrem geralmente entre março e maio, é porque por lá os padrões climáticos e epidemiológicos são distintos. As temperaturas elevadas e a alta umidade favorecem a transmissão do vírus influenza em meses diferentes, exigindo um calendário próprio de imunização.
2:30Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera