
05/11/2025 às 16:56
O ministro da Educação, Camilo Santana, entregou, nesta quarta-feira (5), 850 documentos de identificação destinados aos professores de escolas públicas e privadas. Os docentes com melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica receberam vouchers de R$ 3 mil para a compra de notebooks e tablets.

Durante a solenidade de entrega, que aconteceu em Teresina, no Piauí, o ministro avaliou que, além de prática, porque exclui a necessidade de levar o contracheque para provar que exerce a profissão, a carteira é um reconhecimento à importância dos professores.
“O médico tem a carteira dele, o advogado tem a carteirinha dele, o engenheiro tem a carteirinha dele. Por que o professor não pode ter uma identidade, por lei, que possa identificar a mais importante profissão desse país? Nós lançamos essa carteira no Dia do Professor, lá no Rio de Janeiro, para quando o professor chegar para embarcar e mostrar lá para fazer o check-in. Para quando ele chegar no cinema, não precisar mais levar um pedaço de papel”, enfatizou o ministro.
A Carteira Nacional Docente do Brasil tem validade de dez anos, é gratuita e aceita em todo o território nacional. Podem solicitar o documento professores de todos os níveis e etapas da educação.
Com a carteira nacional, os docentes poderão ter acesso facilitado aos descontos garantidos para a categoria, como meia-entrada em cinemas, teatros e shows, além de novos benefícios exclusivos do programa Mais Professores para o Brasil — entre eles, cartões de crédito com condições especiais, desconto de 15% em hotéis, alimentação por aplicativos de entrega e compra de produtos e ferramentas educacionais.
Para ser elegível, é preciso que o CPF do docente esteja em situação regular junto à Receita Federal e que o profissional esteja exercendo a profissão. O documento já pode ser requisitado na internet. Basta digitar “Sistema mais Professores” no buscador, clicar na página, entrar com o CPF cadastrado na conta Gov.br e preencher com os dados solicitados.
2:39Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera