
04/11/2025 às 13:00
Nos dias 6 e 7 de novembro, Belém, no Pará, sedia a Cúpula do Clima, encontro que reúne chefes de Estado de diversos países e antecede a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que acontece entre os dias 10 e 21.

Os debates sobre as mudanças climáticas já duram mais de três décadas — e o Brasil tem papel histórico nessa trajetória. Foi aqui que, em 1992, ocorreu a ECO92, a Conferência da Terra, marco das negociações globais sobre o aquecimento do planeta.
Desde 1995, as COPs são realizadas todos os anos, buscando acordos para reduzir os efeitos da crise climática. Antes da COP30, duas reuniões preparatórias definiram os rumos das negociações: uma em Bonn, na Alemanha, e outra em Brasília, com representantes de 67 países.
A Cúpula de Líderes, em Belém, terá reuniões gerais e sessões temáticas comandadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com foco em: Clima e Natureza; Transição Energética; e nos dez anos do Acordo de Paris.
Durante o evento, será lançado o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que vai unir países e investidores em projetos de proteção ambiental.
A partir do dia 10, começa a COP30. É quando entram em cena os negociadores dos 198 países da Convenção-Quadro da ONU. As discussões seguem o princípio das “responsabilidades comuns, porém diferenciadas”, que reconhece o papel dos países desenvolvidos em financiar e apoiar ações de mitigação e adaptação nos países em desenvolvimento.
O evento se divide em três espaços: a Zona Azul, onde ocorrem as negociações oficiais entre os países; a Zona Verde, aberta ao público, com exposições e debates; e os eventos paralelos, que incluem fóruns e painéis temáticos.
Nesta edição, as discussões serão organizadas em quatro Círculos de Liderança:
No próximo episódio, você vai entender por que o Acordo de Paris é tão importante nas discussões sobre o clima.
*Com sonoplastia de Jailton Sodré.
3:33Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera