
02/11/2025 às 10:00
E a família como vai? É isso, principalmente os pais ou responsáveis pelos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, também ficam ansiosos e, começam a fazer perguntas, criam metas e expectativas. O problema é que o candidato, que já está num momento delicado, pode interpretar estas posturas como pressão.

A Coordenadora do departamento de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Elisangela Ribeiro, faz o alerta:
"Primeiro que os pais precisam respeitar de fato as escolhas. Evitar cobranças excessivas, evitar comparações - porque o amigo X no no ano anterior teve nota X - você tem que ter melhor... maior. Tentar nesse momento ser o suporte pra esse aluno. Ser ali a pessoa que confia, que está ali ao lado dele, pra que ele possa passar por esse momento que por si só já é estressante. Né? Então ele não precisa ser a pessoa que vai gerar ainda mais situações estressoras."
A especialista também aconselha a família a atuar como suporte de acolhimento do participante, e inclusive contribuir para que ele, se necessário, saiba lidar com as frustrações.
" E que também se não é a nota da expectativa que era deles, e às vezes nem do aluno, que eles também tenham consciência sobre isso, no sentido de que está tudo bem. Vamos tentar novamente. Porque ensinar os filhos a lidar com as frustrações também faz parte do processo de desenvolvimento nesse momento."
O período de incentivo ao estudo já ficou pra trás. Agora é a hora de valorizar o esforço até aqui.
2:26Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera