
02/11/2025 às 09:00
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, inicia, nesta segunda-feira (3), as comemorações ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. A abertura oficial do projeto ‘Zumbi Vive – João Pessoa Ecoa Palmares, Cidade em Crescimento e pela Igualdade Racial’ acontece às 18h30, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Segundo a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial de João Pessoa, Carla Uedler, o evento integra as atividades do Mês da Consciência Negra e visa promover ações afirmativas, culturais e educativas que reafirmem o compromisso da cidade com a promoção da igualdade racial, a valorização da ancestralidade afro-brasileira e afro-indígena, e o enfrentamento ao racismo estrutural.
“Na ocasião, faremos o lançamento do canal de denúncias antirracistas, no aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, além da assinatura da adesão ao Plano da Juventude Negra Viva e a formalização do Pacto da Políticas Públicas Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana, com a presença de uma comitiva do Ministério da Igualdade Racial e uma apresentação cultural imperdível. Convidamos a população para viver esse momento de resistência, celebração e ancestralidade”, afirmou Carla Uedler.
Continuando, a coordenadora explicou que o projeto ‘Zumbi Vive - João Pessoa Ecoa Palmares, Cidade em Crescimento e pela Igualdade Racial’ tem o objetivo de realizar várias atividades no mês de novembro. “Entre a ações, temos a oferta de cursos de formação com órgãos e instituições parceiras, onde faremos adesão ao Termo Interinstitucional pela Igualdade Racial, que refere-se à colaboração e ação conjunta de diferentes organizações e instituições para combater o racismo e promover a equidade racial em suas estruturas e no ambiente social mais amplo”, completou.
Carla Uedler disse ainda que no dia 30 de novembro, na Praça de Iemanjá, na praia de Cabo Branco, a partir das 15h, acontecerá a primeira edição do ‘Domingo Negro – Axé na Praça’, “com show, atividades culturais, feiras de afroempreendedorismo, oficinas de capoeira, entre outras, tudo ligado à cultura afroindígena brasileira, culminando com o encerramento das comemorações”, revelou.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera