
31/10/2025 às 19:08
Centenas de civis e combatentes desarmados podem ter sido mortos durante a tomada da cidade de Al-Fashir pelas forças paramilitares do Sudão. A afirmação é do escritório de direitos humanos da ONU. Há relatos de execuções sumárias, assassinatos com motivação étnica, estupros, sequestros e deslocamento forçado. As forças de apoio rápido negam esses abusos e dizem que as informações foram fabricadas pelos inimigos. O RSF tomou a cidade de Al-Fashir no domingo passado. Essa era a última das cinco capitais de Darfur controlada pelo exército do Sudão. A guerra pelo poder entre o exército e o grupo paramilitar já dura dois anos e meio. Mais de 150 mil pessoas morreram. Somente nesta semana, quase 36 mil sudaneses fugiram de Al-Fashir.

O rei Charles III, do Reino Unido, destituiu o irmão Andrew do título de príncipe. A decisão histórica tem efeito imediato. Andrew se torna um cidadão comum e deve deixar a mansão de 30 quartos onde mora há mais de 20 anos. O local é propriedade da Coroa Britânica. A retirada do título é reflexo do envolvimento de Andrew com o empresário Jeffrey Epstein, acusado de comandar uma rede de prostituição e pedofilia. Epstein morreu em 2019. Andrew também foi alvo de acusações de agressão sexual, mas sempre negou.
Subiu para 50 o número de mortes após a passagem do furacão Melissa no Caribe. Na Jamaica, 70% dos moradores continuam sem luz, já que cabos de energia estão derrubados ao longo de estradas. Há destroços por toda a parte. O Hospital Black River ficou em ruínas depois que o furacão arrancou telhados e inundou enfermarias. Em Cuba, militares têm feito resgates de pessoas que ficaram ilhadas em áreas alagadas. Muitas doações também têm chegado ao país, principalmente da Venezuela.
*Com informações da agência Reuters
2:10Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera