Sousa/PB -

Extras

Mais de 30% dos brasileiros usam carro próprio para ir ao trabalho

Rádio Agência

09/10/2025 às 21:56

Tamanho da Fonte

O carro particular é o principal meio de transporte utilizado pelos brasileiros para ir ao trabalho.  A informação foi divulgada nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Os dados fazem parte do Censo Demográfico 2022 e mostram que 32% das pessoas que precisam se deslocar pelo menos três vezes por semana para o local de trabalho usam o próprio automóvel, superando a proporção de 21,4% das que utilizam ônibus. 

Em terceiro lugar aparece o deslocamento a pé na maior parte do tempo, com quase 18%.

O uso do automóvel e de meios que não requeiram o uso de combustível é maior à medida que se leva menos tempo para chegar ao trabalho, como avalia o analista do IBGE, o Rafael Rocha.

“Em linhas gerais, a gente percebe uma maior proporção nos transportes individuais e no a pé e bicicleta nos menores tempos. Enquanto que nos transportes coletivos como ônibus e metrô, os percentuais de participação nas faixas de maior tempo são maiores”.

Na média brasileira, a maior parte dos trabalhadores, 57%, leva de seis minutos até meia hora para chegar ao local de trabalho, totalizando 40 milhões de pessoas. 

No sudeste do país, essa proporção fica em 53%, e cai para 36% no Rio de Janeiro e São Paulo, as duas maiores cidades do Brasil. 

Na outra ponta, mais de 12% das pessoas levam mais de uma hora nesse trajeto, número que sobe para quase 28% em São Paulo e 30% no Rio.

A região metropolitana do Rio de Janeiro se destaca pela concentração de trabalhadores que levam mais de duas horas para chegar ao trabalho. A grande campeã é Queimados, na Baixada Fluminense, com 12,5% das pessoas demorando pelo menos duas horas de casa até o trabalho. Na capital, essa taxa foi de 5,6%, enquanto a média brasileira ficou em 1,8%.

Já em relação à raça, mais de 16% das pessoas negras e 12% das indígenas levam pelo menos uma hora para chegar ao trabalho. Entre as pessoas brancas a proporção foi de cerca de 10%.

Ainda de acordo com o Censo, em 2022, mais de 88% dos brasileiros trabalhavam no mesmo município de residência, cerca de 71% deles fora de casa e 17% na própria residência.

*Com informações da Agência Brasil

3:06

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera