02/10/2025 às 15:29
As medidas contra fraude nas provas do Concurso Nacional Unificado, do próximo domingo (5), serão aprimoradas. É o que anunciou, nesta quinta-feira (2), o Ministério da Justiça, depois que a Polícia Federal prendeu três pessoas, suspeitas de fraudar concursos federais em estados do Nordeste, incluindo o CNU do ano passado.
De acordo com o Ministério, a Polícia Federal “indicou uma fraude pontual, localizada e investigada”, no concurso unificado. Por isso, algumas medidas serão reforçadas: as provas serão identificadas "página a página com códigos de barra” para cada candidato; o tipo da prova só vai ser revelado quando os gabaritos forem divulgados; as salas terão detectores de metal, além dos banheiros e dos locais de prova. Os detectores de ponto eletrônico serão utilizados sob orientação policial em todos os municípios.
Os três presos durante a Operação Última Fase, desta quinta-feira (2), são suspeitos de fazer parte de uma “organização criminosa” que fraudou concursos públicos. Os agentes também cumpriram 12 mandados de busca e apreensão e medidas cautelares, como “afastamento de cargos públicos e sequestro de bens”. Os mandados foram cumpridos nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
Todos os investigados foram eliminados dos concursos e afastados dos cargos públicos já ocupados. Eles devem responder pelos crimes de fraude em concurso público, “lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público”.
Após o cumprimento dos mandados e das medidas cautelares, o Ministério da Gestão e Inovação confirmou, em nota, a identificação dessa fraude pontual durante a aplicação da primeira edição do CNU. A pasta informou ter ampliado a fiscalização “para garantir maior segurança, transparência e integridade” na próxima edição do concurso federal, confirmado para o próximo domingo, 5 de outubro.
O Ministério da Justiça também anunciou que, nas provas do dia 5 de outubro, o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, o CICCN, em Brasília, vai monitorar todas as 228 cidades onde haverá aplicação. Mais de 11 mil agentes de segurança estão envolvidos na segurança do transporte, armazenamento e aplicação dessas provas.
2:19Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera