12/09/2025 às 18:14
As redes sociais viraram a “queridinha” dos brasileiros na hora de buscar informações sobre viagens pelo país.
Facebook, Instagram, Twitter e TikTok são as fontes de pesquisa preferidas para 49% dos turistas.
Depois aparecem as dicas de amigos e familiares, o tradicional boca a boca.
É o que revela pesquisa do Ministério do Turismo
Segundo o levantamento, as fontes menos populares são sites e blogs de turismo e agências de viagens, seguidos de programas de TV, livros e guias.
A psicóloga Luísa Galiza é um dos principais nomes do ecoturismo e turismo de aventura no país. Ela é dona do canal Leve na Viagem que alcança mais de três milhões de pessoas por mês.
Nas redes sociais são mais de 400 mil seguidores.
Luisa destaca o potencial das redes sociais, informando que as pessoas passam muito tempo nas redes e utilizam para pesquisa.
Jovens, entre 16 a 24 anos de idade, do sexo feminino e com ensino superior são os que mais usam as redes sociais em busca de novos destinos.
Para Luísa, muitos influenciadores conquistaram credibilidade e acabaram se tornado referência, como aconteceu com ela no mundo do ecoturismo e turismo de aventura.
A Luisa conta que nos depoimentos do público eles detalham como acreditaram que podiam mergulhar, caminhar e escalar montanhas e se prepararam para as aventuras.
Os destinos preferidos dos turistas são Fernando de Noronha e Porto de Galinhas, em Pernambuco, e os Lençóis Maranhenses.
A pesquisa do Ministério do Turismo ouviu mais de 2,5 mil pessoas em agosto deste ano.
3:03Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera