10/09/2025 às 16:47
O presidente Lula acompanhou a ligação do Linhão Manaus-Boa Vista, fazendo com que o estado de Roraima também faça parte do SIN, Sistema Interligado Nacional. O evento que marca a conexão elétrica do país à Roraima ocorreu em Brasília, na sede do ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico, com a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Ao anunciar a conclusão do mapa energético do Brasil, Lula citou a intenção de colocar o Brasil no protagonismo da energia limpa, sobretudo às vésperas da COP 30, em Belém (PA).
Com o funcionamento do Linhão Manaus - Boa Vista, a população roraimense passa a ter acesso a energia estável, renovável e com menor custo. Até então, a energia no estado era gerada por usinas termelétricas, que emitem gases de efeito estufa. A substituição das termelétricas vai ser gradual e deve reduzir os custos em mais de R$ 600 milhões por ano. O presidente Lula citou que, além do preço menor, a quantidade de energia no estado passa a ser muito maior.
"O funcionamento desse linhão vai permitir que Roraima tenha três vezes a energia que ela necessita hoje."
De acordo com o governo federal, o trecho do Linhão Manaus-Boa Vista tem mais de 700 quilômetros de extensão, que tiveram investimentos de R$ 2,6 bilhões. A energia vai partir de Manaus, até Boa Vista, para ser distribuída em todo o estado de Roraima.
2:20Continuar lendo ...
Para ler no celular, basta apontar a câmera