Sousa/PB -

Extras

STF: Julgamento do núcleo 1 da trama golpista terá duas sessões extras

Rádio Agência

05/09/2025 às 20:59

Tamanho da Fonte

O julgamento do núcleo 1 da trama golpista, que começou nesta semana no Supremo Tribunal Federal, terá mais duas sessões extraordinárias. O presidente da 1ª turma do STF, o ministro Cristiano Zanin, marcou mais um dia de julgamento a pedido do ministro-relator, Alexandre de Moraes.

Já estavam reservados os dias 9, 10 e 12 de setembro - terça, quarta e sexta da próxima semana -, para a continuidade do julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados que integram o chamado núcleo crucial da tentativa de golpe de Estado. Agora, os ministros terão também a quinta-feira, dia 11, de manhã e à tarde, para analisar o processo.

O julgamento será retomado na terça-feira, às 9h da manhã, com o voto do ministro Alexandre de Moraes. Ele será seguido dos ministros Flávio Dino, Luiz Fux e Carmen Lúcia. Cristiano Zanin será o último a votar. 

Nesta semana, a Procuradoria-Geral da República e as defesas dos acusados fizeram suas alegações finais. 

A PGR alega que os réus formaram uma organização criminosa para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após as eleições de 2022 com um golpe de Estado. Entre as acusações, constam a campanha contra as urnas eletrônicas brasileiras, a edição de uma minuta de golpe com a instalação de um estado de sítio e um plano para o assassinato do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes.

A denúncia também cita o envolvimento dos acusados nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, que vandalizaram as sedes dos três poderes em Brasília. 

Os réus negam que tenham tramado um golpe de estado. Os advogados de defesa ainda questionam a legalidade da colaboração premiada do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid. Já a defesa de Cid alega que ele cumpriu suas obrigações e pede todos os benefícios previstos na delação.

*Com informações da Agência Brasil

2:24

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera