05/09/2025 às 16:17
O mandato fixo de diretores do Banco Central é uma proteção para o Brasil e traz resultados melhores. Foi o que defendeu, nesta sexta-feira (5), o presidente da instituição Gabriel Galípolo.
A declaração veio após ser questionado sobre um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados que pretende permitir que o Congresso Nacional possa demitir presidentes e diretores do BC.
Galípolo não quis comentar a proposta, mas disse que o mandato é uma garantia ao país:
“O mandato dos diretores do Banco Central não é uma garantia para o diretor, é uma garantia para o país. Todo mundo vai tomar a decisão correta, técnica. Ainda que isso possa custar perder o seu emprego, não há um trade-off. Mas, para o país, me parece mais adequado e foi isso que as melhores práticas internacionais adotaram, de que se a diretoria do Banco Central puder tomar essas decisões técnicas – tendo preservado o seu mandato – isso fica mais forte e dá um resultado melhor.”
Na mesma entrevista, o presidente do Banco Central afirmou que o banco Master não oferece riscos ao sistema financeiro nacional:
“O sistema brasileiro é absolutamente hígido do ponto de vista de estabilidade, é dos mais seguros, hígidos do mundo. Temos reservas de liquidez abundante no sistema e é um sistema bastante seguro e hígido, não há qualquer tipo de ameaça ao sistema.”
A compra do Master pelo BRB, banco público de Brasília, foi rejeitada pelo Banco Central depois de meses em análise. Segundo Gabriel Galípolo, as razões técnicas não foram reveladas porque envolvem informações das instituições que são protegidas por sigilo.
1:35Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera