27/08/2025 às 14:56
Conhecida como terapia do riso, a risoterapia ajuda a reduzir a ansiedade e eleva a satisfação com a vida em adultos. A conclusão é de um estudo recente, publicado na Holanda.
A pesquisa reuniu 33 estudos clínicos de diferentes regiões, como Estados Unidos, Europa, Ásia e Oriente Médio. Dentre as formas de risoterapia avaliadas, a yoga do riso foi a que apresentou a maior eficácia, tanto na redução da ansiedade, quanto no aumento da satisfação com a vida.
Segundo a neuropsicóloga Juliana Gebrim, rir é um poderoso remédio emocional.
"Primeiro ponto: o riso é altamente contagiante. Outro, essa pesquisa corroborou que o riso faz com que tenhamos uma injeção de inúmeras substâncias no nosso corpo e diminuição do cortisol, que é o hormônio do stress. Tem muita vitamina em jogo, por isso que quando estamos estressados, ficamos mais fracos, com a imunidade baixa. Mas a dica que eu deixo é: sorriam gente, não tem coisa mais bonita do que um sorriso!"
Ela destaca, ainda, que, em um mundo tão acelerado, a risoterapia é uma intervenção acessível, sem contraindicações, e que pode ser usada em clínicas, centros comunitários e até no dia a dia das pessoas como prática preventiva.
"Na sua cidade, você procura esse tipo de ferramenta, que seria uma ferramenta para você alcançar um bem estar. E também pode ser feito em casa, assistindo coisas engraçadas, você pode ver um filme de humor, você pode convidar aquele amigo que tem uma gargalhada gostosa".
A neuropsicóloga alerta que esses recursos não devem ser usados em momentos de tristeza profunda.
"Lembrando que quando você está num estado luto, quando você está num estado de depressão, num estado de ansiedade muito exacerbada, não provoque a risada. Isso tem de ser de uma forma espontânea, porque isso pode fazer com que a pessoa fique ainda mais irritada, ainda mais triste, ainda mais ansiosa".
A terapia do riso ainda não está implementada no Sistema Único de Saúde (SUS) em nível nacional. Mas, na cidade do Rio de Janeiro, a prática, que utiliza técnicas de humor terapêutico para promover o bem-estar emocional e psicológico de pacientes e idosos, agora é oficialmente permitida em hospitais, clínicas de saúde e casas de repouso da rede pública municipal. A medida foi sancionada em maio.
3:01Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera