22/08/2025 às 08:50
Seguem em queda os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por vírus sincicial respiratório e influenza A em todo o país. O Amazonas é o único estado com aumento de notificações entre crianças de até 2 anos. Essas informações são do Boletim Infogripe, da Fiocruz, divulgado nessa quinta-feira (22).
Neste ano, já foram notificados quase 160 mil casos de síndrome respiratória aguda grave, sendo que em 53% foram detectados a presença de vírus respiratório. Entre os casos positivos, quase metade foi provocada pelo vírus sincicial, seguido por influenza A em um quarto das notificações. Nas últimas quatro semanas, a prevalência desses dois vírus permanece.
O estudo também alerta para o aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave associados ao rinovírus, especialmente em crianças e adolescentes de dois a 14 anos no Nordeste e no Centro-Sul.
Além disso, ainda há registro de leve aumento covid-19 entre os idosos a partir de 65 anos no Amazonas e na Paraíba. Ceará e Rio de Janeiro também apresentam um aumento nas notificações por covid nas últimas semanas.
A Fiocruz reforça a importância da vacinação em dia contra a covid, principalmente de idosos e pessoas imunocomprometidas, que devem tomar doses de reforço a cada seis meses.
*Com informações da Agência Brasil
1:35Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera