20/08/2025 às 13:48
O “Racismo no Futebol – O Combate à Discriminação nos Estádios” vai ser tema de um seminário promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, na próxima sexta-feira (22). O evento realizado em parceria com o Conselho Nacional de Justiça é aberto ao público e está com inscrições abertas através do site da Universidade Corporativa do TJ baiano. O endereço é unicorp.tjba.jus.br. São 100 vagas presenciais, mas o evento terá transmissão on-line no canal do Poder Judiciário do Estado da Bahia no YouTube. Os participantes receberão certificado.
A expectativa dos organizadores é de que, além do público em geral, participem dirigentes esportivos, integrantes dos tribunais de justiça esportiva, jogadores de futebol que sofreram racismo, integrantes do corpo de arbitragem e profissionais do direito.
Um dos palestrantes confirmados é o ex-goleiro Aranha, vítima de um episódio de repercussão nacional ocorrido em Porto Alegre, em agosto de 2014. Na ocasião, o Grêmio foi eliminado da Copa do Brasil devido aos insultos racistas proferidos por torcedores nas arquibancadas.
A programação inclui quatro painéis temáticos: Sistema Judicial no Enfrentamento ao Racismo; A Justiça Desportiva no Combate à Discriminação; Sociedade Civil, Clubes de Futebol e Árbitros no Enfrentamento ao Racismo; e Vítimas de Discriminação, Combate à Homofobia e Justiça Restaurativa.
Esta é uma das ações do projeto para combater a discriminação no esporte que foi discutido em uma reunião realizada entre o Tribunal e a Federação Bahiana de Futebol no mês passado. De acordo com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, foram registrados, entre 2014 e 2023, 364 incidentes mapeados em todo o país.
2:03Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera