20/08/2025 às 16:57
Começou nesta quarta-feira (20) o Mundial de Ginástica Rítmica que, pela primeira vez, é realizado na América do Sul. As provas acontecem no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Esta será a maior edição da história do Mundial, reunindo, até domingo (24), mais de 300 atletas de 78 países.
Entre os principais nomes da nossa Ginástica Rítmica estão Bárbara Domingos e Geovanna Santos, que já se apresentam neste primeiro dia, na disputa individual de arco e bola. Outro nome de destaque é Sofia Madeira, da equipe de conjunto, que vai em busca de uma medalha inédita, no sábado.
A jornalista Carolina Leite torce para que o time brasileiro se saia bem nas provas e vê no desempenho de Rebeca Andrade, da ginasta artística, maior medalhista da história do Brasil nos Jogos Olímpicos, com seis conquistas, um incentivo para que mais títulos venham, desta vez na ginástica rítmica.
“Ah, o coração bate forte né… vamos ver se vai dar ouro, a gente teve uma experiência positiva nas olimpíadas e conseguiu surpreender, depois de tantos anos tentando, ganhar uma prata, ganhar um ouro no solo. Agora é a vez de a gente provar que, dentro do no nosso país, temos mais capacidade ainda de ganhar esse ouro”.
A enfermeira Cristiane Bernardo veio com as filhas assistir às provas desta quarta. Ela também está otimista em relação ao desempenho do Brasil e acha que a competição intensifica o amor de suas meninas pelo esporte.
“Ter esse mundial aqui vai criar memórias afetivas tremendas e isso cada vez mais vai aumentar a vontade delas de transformarem em grandes atletas. Acho que o Brasil promete muito pro futuro nos esportes, porque estamos vivendo uma outra geração, onde as crianças têm mais acesso e possibilidade de conhecer os esportes olímpicos”.
Os três primeiros dias são só de provas individuais. O sábado e o domingo terão finais individuais por aparelhos e disputas de conjuntos.
A ginástica rítmica é disputada apenas por mulheres. Os aparelhos usados durante as apresentações são arco, bola, fita, maças e corda. Nas provas por equipes, há rotinas com apenas um objeto e outras com dois deles misturados. Já no individual, as atletas competem com apenas um aparelho por apresentação.
Ainda há ingressos disponíveis, no site do evento, na internet. Os preços variam de R$ 108, a meia entrada, a R$ 492, inteira.
3:01Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera