11/08/2025 às 08:14
Período essencial para o desenvolvimento humano, a fase que vai até os 6 anos de idade ganha destaque com a chegada do Agosto Verde, o Mês da Primeira Infância.
Diana Silva, assessora pedagógica do Instituto Alana, organização que atua há mais de 25 anos conectando infância, educação e meio ambiente por meio de políticas públicas e ações comunitárias, reafirma o papel fundamental da primeira infância na construção do indivíduo. Diana Silva também avalia que é preciso colocar a primeira infância no centro das políticas públicas e apresenta dados que mostram o impacto negativo que a falta de áreas verdes provoca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos pequenos.
E essa desigualdade social, segundo a especialista, é um dos maiores desafios na pavimentação de um futuro mais justo e igualitário para todas as crianças.
A pedagoga reforça que o desenvolvimento infantil é um esforço que precisa ser coletivo, a fim de mudar essa realidade.
Este mês, o governo federal assinou decreto que institui a Política Nacional Integrada da Primeira Infância.
A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Educação junto a estados e municípios, tem como objetivo garantir a proteção, o desenvolvimento integral e o pleno exercício de direitos a crianças de até 6 anos de idade; integrando, de forma coordenada e intersetorial, políticas públicas voltadas à primeira infância, contemplando áreas como saúde, educação, assistência social, cultura, direitos humanos, justiça, habitação e igualdade racial.
* Com produção de Beatriz Evaristo
4:19Continuar lendo ...
Para ler no celular, basta apontar a câmera