05/08/2025 às 09:22
Os brasileiros repatriados em situação de vulnerabilidade vão ser acolhidos pelo governo federal e receberão atendimento psicossocial e assistência à saúde. A iniciativa, batizada de “Aqui é Brasil”, será lançada nesta quarta-feira, 05, em solenidade em Brasília, e ficará a cargo do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
A ministra Macaé Evaristo disse, em uma rede social, que o objetivo é assegurar "dignidade e cidadania” aos repatriados, "com oportunidades de emprego, moradia digna, saúde e outras garantias que só um CPF proporciona", numa referência ao reconhecimento pelo Estado da cidadania dessas pessoas.
Esses brasileiros vão receber, ainda, abrigo, alimentação, transporte e regularização de documentos, desde o desembarque até a reintegração.
Desde fevereiro, o Brasil recebeu mais de 1,2 mil repatriados em operações organizadas pelo governo federal, com foco no retorno seguro de brasileiros em situação de vulnerabilidade no exterior, principalmente dos Estados Unidos.
Além dos Direitos Humanos e da Cidadania, participam os Ministérios das Relações Exteriores; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; da Saúde; e da Justiça e Segurança Pública. Tudo isso para formar a grande rede de apoio integrada, ainda, por governos estaduais, Polícia Federal, Defensoria Pública da União e organismos internacionais, como a Organização Internacional para as Migrações.
Para ler no celular, basta apontar a câmera