05/08/2025 às 07:00
É feriado. A casa está em silêncio. Aos poucos, o cheiro do café vai tomando conta da cozinha. Sintoniza o rádio, e Roberto Carlos começa a cantar suavemente ao fundo. Essa é uma cena que provavelmente se repete na maioria dos lares pessoenses - talvez em boa parte do Brasil - graças aos programas matutinos de rádio que homenageiam o Rei da Jovem Guarda. As canções que falam de amor, das curvas de Santos, do Calhambeque e do Cadillac fazem parte das memórias de muitas gerações.
Roberto Carlos é a atração mais esperada da Festa das Neves 2025, promovida pela Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope). O evento celebra o aniversário de 440 anos da cidade. O show do cantor acontece nesta terça-feira, 05 de agosto, no Busto de Tamandaré, a partir das 20h, através de uma parceria público-privada com a Medow Entretenimento.
O investimento da Funjope é de R$ 1 milhão e a iniciativa privada investiu mais R$ 2 milhões para completar o show que acontece numa área de 70 mil metros quadrados voltada ao público em geral, com entrada gratuita. Já a área privada, onde ficarão os camarotes e similares, será de 6.900 metros quadrados.
Os fãs do artista estão contando as horas para o show. Como é o caso da empregada doméstica Maria do Carmo Anísio de Melo, de 61 anos, que ouve as canções do Rei Roberto Carlos desde criança. Para ela, o grande diferencial do artista é o fato de suas músicas acompanharem as diferentes fases da vida dos fãs.
“Minha primeira paixonite da escola nasceu aos 12 anos. E quando eu ouvia Roberto Carlos, no auge da minha inocência, eu senti que cada música falava da minha história de amor platônica”, conta Maria do Carmo, que é mais conhecida como Carminha.
Por ter crescido em uma cidade do interior, na época em que o rádio era o principal meio de comunicação, Carminha passou anos ouvindo as músicas de Roberto sem nunca ter visto o artista. Somente na adolescência, quando passou a ter contato com revistas impressas, ela conseguiu associar a voz do ídolo a um rosto.
Já adulta, depois que começou a trabalhar, Carminha não perdia a oportunidade de comprar novos CDs de Roberto Carlos. ‘Além do Horizonte’ e ‘Mulher de 40’ são suas músicas favoritas. Um dos seus lugares favoritos em João Pessoa é o Cantinho do Rei, bar do amigo Carlos Alberto, que fica localizado no bairro do Castelo Branco.
“São muitos anos vindo para cá, sentando com amigos e ouvindo as músicas de Roberto Carlos. Hoje eu venho com menos frequência, mas esse lugar faz parte da minha história como fã de Roberto”, conta. Há 10 anos, quando o artista fez um show privado pela última vez em João Pessoa, Carminha ganhou um ingresso de presente do filho Thiago, para ir ver o ídolo pessoalmente.
“Ele disse que eu ficaria longe do palco, mas eu nem queria saber. Só de estar lá, ouvindo as músicas ao vivo… Nossa, foi um show emocionante, maravilhoso. Ele estava bem longe, mas a emoção foi grande”, conta. E claro, ela vai assistir o artista em sua apresentação nesta terça-feira, no Busto de Tamandaré. “Eu sei que vai ter muita gente, que a praia vai estar lotada, mas eu estarei lá com toda certeza”, afirma.
“Sempre que escuto ‘Meu querido, meu velho, meu amigo’, eu penso em meu pai. Ele não está mais aqui em vida. E essa canção me faz lembrar dos momentos maravilhosos que vivi ao lado dele, do pai incrível que ele foi para mim. As músicas de Roberto têm esse poder. São muito marcantes. Fazem a gente rir, chorar e lembrar de momentos bons da nossa vida”, finaliza Carminha.
Outra geração - Em novembro do ano passado, quando completou 3 anos, o pequeno Malcolm Gomes dos Santos Machado pediu ao pai, Ícaro, uma festa de aniversário temática de Roberto Carlos. A paixão de Malcolm pelas músicas do artista veio do avô materno, o aposentado Alexon Luis Gomes dos Santos, de 69 anos
Alexon Luis acompanha a carreira de Roberto Carlos desde os 10 anos de idade. Ele coleciona com orgulho mais de 40 discos de vinil das diferentes fases da carreira do ídolo. Quando o neto foi morar em sua casa, em 2023, o avô começou a reproduzir as canções de Roberto para o pequeno Malcolm.
“A música favorita dele é ‘Por Isso Corro Demais’. Ele conhece as capas dos discos de vinil e sabe em qual deles está essa faixa. Às vezes, eu brinco com ele e erro a letra de propósito, e ele vai e me corrige”, conta orgulhoso o avô.
A família toda vai ao Busto de Tamandaré para assistir ao show de Roberto Carlos. A torcida é para que Malcolm permaneça acordado para ver o ídolo. “Nosso desejo é que seja uma experiência ímpar, principalmente para Malcolm e seu Alexon, que desenvolveram essa paixão juntos. Será uma grande memória para guardarmos com carinho”, comenta Ícaro Gomes, pai de Malcolm.
Estimativa de público - O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, destaca que o show de Roberto Carlos faz parte de uma grande ação comemorativa pelos 440 anos da cidade de João Pessoa. Segundo ele, a expectativa é de um público grandioso, tomando como referência o sucesso do Festival Forró Verão, realizado em janeiro, que atraiu cerca de 300 mil pessoas por noite.
“Para este evento, a projeção é de um público ainda maior. Estamos muito felizes em colaborar de forma protagonista com essa realização. A Funjope, juntamente com outras secretarias municipais, uniu esforços com o setor privado para montar essa grande estrutura. Agora estamos nos preparativos finais para esse show histórico na cidade de João Pessoa”, finaliza.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera