01/08/2025 às 19:07
O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (1º), um reforço de R$ 200 milhões para acelerar a fila de cirurgias eletivas, por meio da ampliação do programa Agora tem Especialistas, no Rio de Janeiro.
Segundo o ministro Alexandre Padilha, os recursos permitirão triplicar o número de cirurgias ortopédicas no Hospital Municipal Barata Ribeiro. Além disso, a parceria prevê um reforço de consultas ortopédicas por mês.
“Estamos fazendo mais uma parceria do governo federal com a prefeitura do Rio, pra gente fazer mais cirurgias, mais exames especializados, mais consultas especializadas e menos tempo de espera. Essa parceria envolve subir três vezes mais a quantidade de cirurgias ortopédicas aqui no Barata Ribeiro. Vão ser três mil consultas por mês, consultas ortopédicas; quase mil cirurgias por mês. A expectativa do tempo de espera, que hoje demora pouco mais de 20 dias aqui dentro do hospital, é que caia para cinco dias, no máximo”, destaca Padilha.
O programa Agora tem Especialistas visa ampliar a capacidade de atendimento no SUS, reduzindo o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. A iniciativa conta com a participação de hospitais universitários federais e de outras instituições de saúde, inclusive particulares.
Ao todo, seis unidades de saúde da capital fluminense serão contempladas. Os investimentos possibilitarão ainda a criação de novos leitos de unidade de terapia intensiva no Hospital Municipal Lourenço Jorge e o repasse de recursos para os hospitais Barata Ribeiro, Federal Cardoso Fontes, Federal do Andaraí, da Mulher Fernando Magalhães e para o Super Centro Carioca do Olho.
*Com informações da Agência Brasil
1:56Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera