28/07/2025 às 15:48
Começa nesta terça-feira (29), o 2º Encontro do Fórum Nacional do Poder Judiciário para Monitoramento das Demandas Relacionadas à Exploração do Trabalho em Condições Análogas à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas.
O objetivo é abordar temas para combater esse tipo de exploração e inibir a atividade criminosa no local de origem, além de incentivar os comitês estaduais para o intercâmbio de experiências.
Na agenda do primeiro dia, uma palestra com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, e o depoimento de Pureza Loyola, a mulher que inspirou o filme “Pureza”, que narra sua trajetória para resgatar o filho do trabalho escravizado. A luta dessa mãe é reconhecida como um marco, para o Brasil reconhecer 30 anos atrás a permanência do trabalho forçado no país.
O evento acontece em São Luís, capital maranhense, e é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e organizado com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT16), e a Justiça Federal da 1ª Região.
Também na pauta dos debates estão as rotas e características do tráfico de pessoas e trabalho análogo ao de escravo; as medidas preventivas ao tráfico de adolescentes para a exploração sexual; vulnerabilidade em comunidades tradicionais quilombolas e ribeirinhas; trabalho escravo doméstico e o racismo estrutural; experiências após o resgate; e a escuta qualificada na proteção das vítimas. Ainda no centro das discussões está a relação entre trabalho infantil e a indústria de games e a inteligência artificial.
A abertura oficial será realizada na Universidade Ceuma, na capital maranhense.
1:32Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera